segunda-feira, 15 de junho de 2009

Principais Deuses Egipcios



Os egípcios achavam que os deuses tinham a mesma necessidade e desejo comum dos homens.Os deuses eram representados na forma humana,animal e numa mistura de homem e animal.Os principais são:

Isis: Esposa e mãe de Osiris,era dotada de grandes poderes mágicos.Protegia as crianças o que fazia dela a deusa mais popular.

Rá: Deus do sol de Heliópolis, tornou-se uma divindade do estado na Quinta Dinastia.Era o criador dos homens e os egípcios denominavam-se”O rebanho de R

Anúbis: Deus chacal da mumificação, assistia os ritos com os quais um morto era admitido no além-tumulo. Empunha o cetro divino usado pelos deuses e pelos reis.

Hátor: Deusa do amor, da felicidade, da dança e da música. Simbolizada pela vaca.Quando nascia uma criança, sete hatóres decidiam sobre o seu futuro.

Seth: O senhor do alto Egito. Representado por um imaginário animal como um burro. Associado ao deserto e às tempestades.

Tote: Deus da sabedoria representado por uma íbis ou por um babuíno. Associado com a lua. Ao desaparecer o sol, tentava dissipar as trevas com a luz.

Néftis: Irmã de Isis e Osiris. Seu nome significa “senhora do castelo”. Neftis auxilio seu irmão a voltar a vida.

Hórus: O deus que tem a cabeça de falcão que segura a Mao direita o ankh, símbolo da vida. Os reis do Egito identificavam-se com esse deus, filho de Isis e Osiris.

Osíris: Deus da terra e da vegetação. Simbolizava na sua morte a estilagem anual e no seu renascimento, a sua cheia periódica do Nilo e o desabrochar do trigo.

Ftás, Deus de Mênfis, patrono dos artesões. Algumas lendas dizem que ele pronunciara os nomes de todas as coisas do mundo e com isso fizera existir.

Sobeque, Deus-crocodilo venerado em cidades que dependiam da água, como Crocodilópolis, onde os sáurios eram criados em tanques e adornados com jóias.

Âmon, Deus de Tebas, representado na maioria das vezes como homem, mas também simbolizado em forma de carneiro ou ganso.



Alguns deuses como Isis e Horus
Fonte: http://www.geocities.com/Athens/2506/deuseg.html










Autor:Leandro B de T Mendes


9º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário